quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Combinado. A tevê fechada, internet e telefonia em um mesmo pacote. Ou seja, "combinado", para tudo dominado

O cidadão que pretende assistir jogos em pay-per-view não conta com mais de um fornecedor do mesmo serviço. Mesmo em tevê aberta, não se pode assistir em mais de um ou dois canais os jogos de um determinado campeonato.

Ao solicitar um serviço de telefonia fixa, não há mais de três ou quatro opções. Com a internet é diferente, mas quando precisamos de banda larga acoplada à telefonia vendem-se serviços que oferecem logo três ao mesmo tempo: telefonia, internet banda larga e tevê a cabo.

Se o cliente não está satisfeito com o serviço, simplesmente não há outra empresa que ofereça o mesmo “combinado”.

A empresa que oferece este serviço é a Net, que surgiu no mercado como Globosat, braço em tevê a cabo das Organizações Globo. Em parceria com a antiga estatal Embratel, passou a oferecer telefonia e internet, juntos. É o chamado Net Combo.

Como tudo isso influencia na produção comunicacional é possível entender por diversos exemplos. Mas vamos focar em um, por se tratar de fenômeno bastante recente: a produção caseira de textos, assessoria de imprensa, blogues de comunicação e profissionais que trabalham em casa, prestando serviços relativos à mídia de uma maneira geral.

Um cidadão que mantenha um blogue na internet, por exemplo, que trate de esportes, precisa acompanhar os mais diversos eventos, para “retransmitir” em seu veículo, o blogue. Bem, como o cidadão pode acompanhar o campeonato de beisebol (vou citar um esporte estúpido, apenas) que é transmitido pelo canal Y, se o pacote que o contempla não pertence ao mesmo oligopólio que transmite o referido evento? E não há o canal X, portanto.

O sujeito pode acompanhar o campeonato pela internet, mas sem os detalhes que necessita para que produza um relatório de qualidade, pois estaria copiando o que lê a respeito, sem ver o evento por inteiro para relatar seus detalhes. A “cópia”, por sinal, é a matriz operacional da internet. Uma imensa rede de reprodução de informação, dos mp3 às notícias.

Combinado. Eis um exemplo de como o oligopólio midiático pode influenciar na produção comunicacional hoje em dia. O combinado não sai caro, é o que reza o ditado popular dos negócios. Neste caso, o preço é injusto. E muito alto.

Isso para não falar de toda telefonia de celular e afins. Agora vem a tevê digital, com um único canal a disposição com tal tecnologia (falo do estado do Paraná). Ou seja, caminhamos a carros de boi, com os carros na frente, muitas vezes.

Com o perdão do tom, uma verdadeira merda.

...

2 comentários:

  1. Oi Flávio,
    o seu texto é muito interessante e pertinente em tempos de conferência da comunicação. Ocorreu recentemente - tanto a estadual como a nacional - com total boicote dos oligopólios da comunicação, alegando a "ingerência" dos movimentos sociais. Se me permitir, gostaria de publicar seu texto no site do sindicato (APP-Sindicato). Esse debate é profícuo lá e o seu texto vem iluminar.
    Beijão,
    gi.

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  2. Totalmente livre, Gi. Mete bronca lá. Mas, "merda" pode? rsrsrs

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